30 de novembro de 2010

Published novembro 30, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

ACESSO A ANTIBIÓTICO FICA MAIS DIFÍCIL

Pacientes que precisam comprar medicamentos antibióticos devem deixar uma via da prescrição médica na farmácia. As novas regras começaram a valer no domingo (28), seguindo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que foi publicada em outubro. Antes, era necessário apresentar a receita médica. Desde domingo, entretanto, os medicamentos só devem ser vendidos com a apresentação de duas vias da prescrição -- uma delas ficará no estabelecimento. A mesma norma já é usada na venda de remédios psicotrópicos, chamados de "tarja preta". Com informações do G1.

Read More
      edit
Published novembro 30, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

SOBRAM MULHERES EM PERNAMBUCO

Os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileira do Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, chegou a 314.951. O número representa um aumento de 24,18% da população da Zona Urbana e Rural. A estatística mostra também que sobram mulheres na cidade considerada como a Capital do Agreste. A mostra do universo feminino está em 165.805 contra 149.146. O Brasil hoje tem 190.732.694 habitantes. 

Clique aqui e veja a relação com todas as cidades de Pernambuco.

Já a nível estadual, o número de mulheres é de 4.566.135, contra 4.229.897. De acordo com o coordenador do Censo 2010, Otacílio Gonçalves, o número maior de mulheres já era esperado. “É comum o crescimento maior das mulheres. Mas em alguns municípios é diferente, como em Itamaracá, que tem mais homem do que mulher, por conta dos presídios”, explicou.

No ranking geral dos municípios com maior número de mulheres, em primeiro lugar está Santos (SP), com 54,25%, seguido por Recife (PE), com 53,87%, e São Caetano do Sul (SP), com 53,85%. Portal +AB.

Read More
      edit
Published novembro 30, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

SEIS MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS FORAM APREENDIDAS EM CARNAUBEIRA DA PENHA

Foto Ilustrativa

Em Carnaubeira da Penha, no Sertão, foram apreendidas 6 máquinas caça-níqueis. Segundo a polícia quatro pessoas são acusadas de serem proprietárias das máquinas: Deilde Joana Rosa, 50 anos, José Moacir da Silva, 48, Antônio Antunes Bezerra, 25 e Clotilde Joana de Jesus, 53 anos. Os acusados foram presos e encaminhados para delegacia da cidade. Fonte: Portal +AB.

Read More
      edit
Published novembro 30, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CREDIBILIDADE DOS CORREIOS DESPENCA EM TODO PAÍS

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que foi um dos órgãos mais acreditados no país enfrente uma crise nunca vista em sua trajetória secular. O descrédito com a instituição foi denunciado até pelo Tribunal de Contas da União (TCU), no programa a Voz do Brasil de ontem. Segundo o TCU, os Correios estão perdendo a credibilidade junto aos brasileiros, diante a demora e os extravios de cartas e mercadoria em todo território nacional. O TCU reconheceu que os recentes escândalos colocaram a empresa em sérias dificuldades.

Por outro lado o problema maior está na contratação de pessoal, cujo déficit é muito grande em todas as agências. A falta de concursos no tempo certo colocou os Correios em desvantagem e jogou por terra toda credibilidade da instituição. Com a modernização e o avanço da internet os Correios passaram a ter um maior movimento de cargas e encomendas, mas o serviço tem deixado muito a desejar. A direção da estatal tenta minimizar a situação com notas e informações ao público, mas não consegue convencer ninguém. Fonte: Miséria.

Read More
      edit
Published novembro 30, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CIENTISTA REVERTE ENVELHECIMENTO DE RATOS

Divulgação/Paramount Pictures

Um cientista conseguiu desvendar o segredo da juventude em uma pesquisa que abre caminho para a criação de uma droga que permita às pessoas viver mais tempo e com mais saúde. 

A experiência imita o enredo do filme O Curioso Caso de Benjamin Button, em que o personagem de Brad Pitt rejuvenesce até a idade de um bebê. O estudo foi realizado pelo doutor em câncer Ronald DePinho, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Pela primeira vez, o cientista reverteu os efeitos do envelhecimento em ratos. Antes do tratamento, a pele, o cérebro, o intestino e outros órgãos dos animais equivaliam aos de uma pessoa de 80 anos. 

Apenas dois meses depois de ter dado uma droga que ativa uma enzima-chave, cresceram tantas novas células nos animais que eles rejuvenesceram quase 100%. O rato macho deixou de ser infértil e se tornou pai de grandes ninhadas. 

DePinho disse que, em termos humanos, “é como se uma pessoa de 40 anos que parecesse ter mais de 80 tivesse revertido aos níveis de uma pessoa de 50”. 

A inovação está em estruturas chamadas telômeros, pequenos relógios biológicos que tapam as extremidades dos cromossomos, protegendo-as de danos. Com o tempo, os telômeros ficam cada vez menores, aumentando as chances de doenças relacionadas à idade, como o Alzheimer. 

Eventualmente, eles ficam tão pequenos que fazem as células morrerem. Uma enzima chamada telomerase pode reconstruir as tampas dos telômeros, mas geralmente ela é desativada no corpo. 

DePinho conseguiu trazer a enzima de volta à vida em ratos que tinham envelhecido prematuramente de uma forma projetada para imitar o processo de envelhecimento dos seres humanos. 

Ele esperava que a técnica parasse ou tornasse mais lento o processo de envelhecimento, mas ficou surpreso ao descobrir que o tinha revertido. 

O cientista diz que poderá ser possível fabricar uma pílula que faça o mesmo com as pessoas. Se for tomada na meia-idade, a droga poderia atrasar ou impedir o desenvolvimento do Alzheimer, de doenças do coração e diabetes, além de prolongar a vida. 

Mas existem alguns senões. Altos níveis de telomerase podem estimular o crescimento de tumores cancerígenos. E é improvável que uma droga consiga acabar com todos os problemas causados pelo envelhecimento. 

Em entrevista ao jornal Daily Mail, nesta segunda-feira (29), DePinho disse que existem vários mecanismos que levam ao envelhecimento. Ele explicou que embora os cientistas digam que os telômeros sejam importantes, existem outros fatores que entram em jogo. 

Steven Artandi, especialista em telômeros da Universidade de Stanford, disse que o estudo é belo, mas alertou que drogas contra o envelhecimento só deverão surgir daqui a dez anos. Com informações do R7.

Read More
      edit

27 de novembro de 2010

Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

POLÍCIA MILITAR APREENDE EM SALGUEIRO VEÍCULO ROUBADO EM PENA FORTE-CE

A Equipe da  2ª seção do 8º BPM localizou o veiculo moto Honda CG 150,TITAN KS, cor azul, placa KKH – 9319 ,ano/mod. 2007/2008, roubada por dois elementos armados no dia 12 de novembro de 2010,por volta dàs 23h30 no bairro habitat na cidade de Pena forte, abandonada na estrada que dá acesso ao sítio Boa vista (DNOCS), foi  acionada a equipe ROCAM para fazer a condução do citado veículo para a DP local para as providências cabíveis. Com informações do Blog Wilson Monteiro.

Read More
      edit
Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CONCURSO: PM DO CEARÁ PODE ABRIR ATÉ 1500 VAGAS

O secretário Roberto Monteiro confirmou a realização de um novo concurso para a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) no ano que vem. O número de vagas deve girar em torno de 1000 a 1500. O secretário explicou que o novo quantitativo de vagas abertas, que está bem abaixo das últimas seleções realizadas pelo Governo do Estado, se adéqua à realidade atual, tendo em vista o total de soldados formados nas últimas turmas. O titular da pasta de Segurança Pública do Estado frisou ainda que é objetivo do governador Cid Gomes é ter, já nos próximos anos, um efetivo total de pouco mais de 17 mil policiais. O último concurso da PM-CE, iniciado em 2008, hoje é dado como finalizado. Monteiro foi direto ao falar sobre a possibilidade de nova convocação, aproveitando mais aprovados no último concurso. “Essa chance não existe. Esse concurso (o último) está encerrado. Quem tinha que ser chamado já foi. Não está em lei nenhuma que temos que chamar todos os classificáveis de um concurso”, comentou Monteiro. Com informações do Blog Concursos.

Read More
      edit
Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

COMBATE AO CÂNCER DE PELE HOJE

Hoje é dia de combater o câncer de pele em todo o Brasil. No Recife, 60 médicos dermatologistas atuarão de forma voluntária em quatro postos municipais de saúde para detectar e diagnosticar casos da doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, somente na capital pernambucana, a expectativa é de mais de 400 novos casos em todo o ano de 2010. Os postos funcionarão das 9h às 15h.

Este já é o 12º ano em que o Recife participa da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Na campanha realizada no ano passado, foram realizados mais de mil atendimentos no Recife, dos quais 40% desses pacientes apresentaram algum tipo de lesão.

O mês de novembro é escolhido para a realização da campanha por conta do início do verão, quando aumenta a exposição solar e os riscos para o desenvolvimento do câncer de pele. ´Essa parceria é extremamente importante porque a prefeitura disponibiliza os profissionais e oferece à população os serviços de detecção precoce, além de orientações de prevenção à doença`, ressaltou o coordenador da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele/Regional-Pernambuco, Emerson de Andrade Lima.

Atenção redobrada

As pessoas de pele mais clara precisam ter mais cuidados com relação à doença, pois possuem menos melanina, uma substância que protege naturalmente a pele. Durante a campanha, também serão distribuídos folders que orientam sobre os cuidados com a pele, principalmente no verão. ´Queremos interferir na incidência da doença, estimulando o processo de prevenção primária. Evitar que o câncer ocorra, lembrando a importância do uso de protetor solar, roupas e chapéus durante a exposição ao sol`, acrescentou Emerson de Andrade Lima. Fonte: Diário de Pernambuco.

Read More
      edit
Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

COTIDIANO// A REALIDADE “NUA E CRUA” IMPOSTA AOS MENOS FAVORECIDOS

Os dois homens, com idades aparentes acima de 60 anos são naturais de São José do Egito, “terra dos poetas”, no alto Pajeú. Aos olhos de muitos seriam apenas mais duas figuras imperceptíveis, dois homens esquecidos pela sociedade, pelo sistema capitalista de nosso País e exclusos de qualquer tipo de benefício básico, se não fossem duas dinâmicas de situação que esses dois homens trazem consigo:

- O companheirismo e a busca pela cidadania.

O fato é que o Sr. Geraldo Candido saiu de São José do Egito para São José do Belmonte a pé, sem conseguir uma carona se quer para buscar no cartório daquela cidade o seu registro de nascimento. Quando perguntado a respeito do homem que lhe acompanhava:

- Ele é meu amigo, está comigo na viagem me acompanhando, para onde vou, ele sempre vai comigo “somos iguais a dois passarinhos. Disse o Sr. Cândido, com um grande sorriso estampado no rosto. Dois homens, esquecidos por tudo e por todos, na busca pela cidadania e mostrando um verdadeiro exemplo de amizade. Fonte: Flores/PE.

Read More
      edit
Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

ATÍPICO//CAPTURA DE UMA JIBÓIA VIRA ATRAÇÃO NO MUNICÍPIO DE FLORES-PE

A enorme serpente foi encontrada no quintal da casa do Sr.Luiz Laurindo Cavalcanti, 44 anos, enrolada em um dos galhos de uma mangueira, árvore típica da região. Bombeiros do Quartel de Serra Talhada-PE foram acionados por volta das 10:30, e realizaram os procedimentos de captura do réptil, de quase dois metros de comprimento. Durante a operação dos militares, dezenas de pessoas tomaram conta da casa do autônomo Luizão (popularmente assim conhecido), e foi o assunto do dia no município. De acordo com o soldado Marques, do Corpo de Bombeiros, a espécie não é venenosa, e foi encaminhada para o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Serra Talhada para que posteriormente seja encaminhada ao seu habitat natural.  Com informações do Flores/PE.

Read More
      edit
Published novembro 27, 2010 by Elson Jackson with 9 comments

PREFEITO DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE REDUZ O PRÓPRIO SALÁRIO POR CAUSA DA CRISE

O prefeito de Belmonte, Rogério Leão (PR), anunciou o corte de 10% no seu salário, no do vice Carlos Antonio e no dos membros do secretariado para equilibrar as contas públicas. "Em seis anos de mandato, este é o pior momento que o nosso município está atravessando", disse o prefeito em entrevista ao blog Inaldo Sampaio.Com a redução de salário e o corte de horas extras, gratificações, combustíveis e contas de telefones celulares, o prefeito espera fazer uma economia mensal da ordem de R$ 150 mil. O que ainda não é suficiente, disse ele, para pôr a prefeitura nos eixos. Rogério está pensando em extinguir o número de secretarias. As medidas, segundo ele, foram para evitar demissões, ainda não descartadas. Rádio A Voz do Sertão.

Read More

      edit

25 de novembro de 2010

Published novembro 25, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

COBRANÇA DE DÍVIDA POR ANÚNCIO EM RÁDIO ACABA EM DANO MORAL A HOMÔNIMO

A veiculação de cobrança de débito pendente através de rádio, no Oeste do Estado, resultou na obrigação de Malgarete Solda a indenizar Ivanete da Silveira Reolão em R$ 3 mil, por danos morais. A sentença da comarca de São José do Cedro foi confirmada pela Câmara Especial Regional de Chapecó, por tratar de pessoas homônimas.

Moradora de Seara, uma cidade com 14 mil habitantes, Ivanete ajuizou ação  em julho de 2009, após a veiculação de chamada na rádio, convocando “Ivanete Reolão” a comparecer à "Boutique da Malga", para tratar de assunto de seu interesse. A real devedora era Ivanete Reolão Matte, homônima da autora, esta que nem sequer era cliente da loja. Assim, a demandante alegou ter sofrido zombarias e brincadeiras de mau gosto, sendo inclusive chamada de má pagadora.

Na apelação, Malgarete negou a existência de danos morais e pediu a reforma da sentença. O desembargador substituto Saul Steil, porém, não acatou os argumentos da recorrente e destacou que o Código de Defesa do Consumidor estabelece que o consumidor inadimplente não deve ser exposto a ridículo, nem ser constrangido ou ameaçado.

O magistrado observou que a lojista confirmou ter entregue a lista à rádio, em que constava o nome de Ivanete Reolão. O desembargador afirmou ainda que, ao omitirem-se os nomes “Silveira” e “Matte” no anúncio da rádio, não houve como diferenciar uma pessoa da outra. Steil interpretou que o uso de emissora de rádio para efetuar a cobrança fez espalhar na cidade o nome da autora e o da outra Ivanete como sendo de pessoas com pendências na loja de roupas, ou seja, com dívidas não pagas.

“Daí exsurge o constrangimento, pois não se sabendo diferenciar uma pessoa da outra, a que nem sequer tinha relações negociais com a apelante passou a ser apontada como devedora”, concluiu o relator. (Ap. Cív. n. 2010.055704-3). Fonte: TJ-SC.

Read More
      edit

24 de novembro de 2010

Published novembro 24, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

LIVRE-SE DA DOR DE CABEÇA


Read More
      edit
Published novembro 24, 2010 by Elson Jackson with 1 comment

DIOCESE CONSTRUIRÁ CENTRO PARA TRATAMENTO DE DROGADOS EM SERRA TALHADA

Um dos principais encaminhamentos da Assembléia Diocesana de Pastoral, realizada pela Diocese de Afogados este fim de semana foi o da criação de um centro para dependentes químicos em Serra Talhada. O local do Centro já foi escolhido, em um terreno às margens da Barragem de Serrinha. Também já se sabe que uma comunidade religiosa instalada a um ano no município fará seu gerenciamento. O centro terá moldes similares ao da Fazenda da Esperança, referência nacional com atuação também em Pernambuco, que trata a anos dependentes químicos de drogas e álcool. Na região do Pajeú, tem crescido o número de usuários de drogas pesadas, como crack e cocaína. Por Nill Júnior.

Read More
      edit
Published novembro 24, 2010 by Elson Jackson with 2 comments

EDUARDO CONSEGUE EM BRASÍLIA MAIS R$ 100 MILHÕES PARA EDUCAÇÃO, SÃO JOSÉ DO BELMONTE ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

Foto: Wanderley Pessoa/MEC

Liberação de R$ 100 milhões para melhoria em escolas da rede estadual. Este foi o resultado da reunião realizada na tarde desta terça-feira (23), em Brasília, entre o governador Eduardo Campos e o ministro da Educação, Fernando Haddad. A primeira parcela dos recursos pleiteados – quase oito milhões – foi depositada na conta do Governo de Pernambuco ainda durante a audiência.

A maior parcela dos recursos – R$ 60 milhões – será destinada à construção de 11 escolas técnicas, sendo três no Sertão (Carnaíba, São José do Egito e Araripina), cinco no Agreste, beneficiando Lajedo, Bonito, Bezerros, Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe e três na Região Metropolitana – Camaragibe, Olinda e Igarassu.

As novas escolas técnicas estão com seus processos licitatórios em fase de conclusão e deverão ter as obras iniciadas na primeira semana de dezembro. “Com esses recursos, ficaremos em condições de colocar essas escolas em funcionamento até o final do ano que vem, garantindo mais 11 mil matrículas em cursos técnicos no Estado”, explicou Eduardo a Haddad.

Os recursos estão sendo disponibilizados por intermédio de cinco convênios mantidos pelo Estado e pela União através do MEC. Fernando Haddad garantiu a liberação até a primeira quinzena de dezembro. “O programa de ensino técnico de Pernambuco é muito importante para nós e temos todo o interesse em fazê-lo andar muito rapidamente”, acrescentou.

Durante o encontro, que teve a participação de diretores do Ministério e do secretário estadual de Educação, Nilton Mota, Eduardo Campos foi informado pelo ministro sobre a liberação de 7.927.000,00 referentes à segunda parcela do convenio 657679/2009, para reforma e ampliação de 26 escolas de referência. O montante já foi depositado na conta do Estado.

O governador aproveitou o encontrou para solicitar ao Ministério autorização para utilizar R$ 5 milhões de saldo do convênio 70086/2008, destinado à reforma e ampliação de 57 escolas de referência. “Economizamos esses recursos fazendo bons processos licitatórios e administrando bem as obras. Com isso, pretendemos utilizar esse saldo para construir ou ampliar 15 quadras poliesportivas em escolas da rede”, disse.

 O ministro determinou imediatamente à sua equipe que tomasse as providências para conceder a autorização formal. “Além de justo, trata-se de um exemplo que precisamos valorizar”, frisou.

Por fim, Eduardo pediu a Fernando Haddad que seja iniciado o processo de contratação de um novo financiamento: R$ 27 milhões para a construção de 19 escolas, sendo 13 escolas do campo e seis escolas urbanas. Os municípios beneficiados com escolas rurais serão Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Santa Filomena, Paudalho (distrito de Guadalajara), Tacaratu (2), Floresta (2), São José do Belmonte, Serra Talhada, Gameleira, Parnamirim (distrito de Jacaré).

Já as escolas urbanas serão construídas em Petrolina (2), Santa Filomena, Santa Cruz do Capibaribe, Paranatama e Santa Cruz da Baixa Verde. O Ministro se comprometeu a formalizar o convênio antes do final do exercício financeiro do Governo Federal. Com informações do Portal PE.

Read More
      edit
Published novembro 24, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL PARA ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Os gestores municipais já podem acessar a lista de beneficiários para acompanhamento da frequência escolar do Programa Bolsa Família. O arquivo está disponível no Sistema Presença do Ministério da Educação (MEC), parceiro do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As prefeituras poderão incluir os dados de 1º a 20 de dezembro.

Nesta etapa, deverão ser inseridas as informações da frequência escolar referente aos meses de outubro e novembro, explica a coordenadora do Departamento de Condicionalidades, Analúcia Alonso. “A gente tem, nesse último bimestre do ano, um prazo menor para as prefeituras registrarem a frequência, então é importante que as famílias garantam a frequência mínima das crianças e que as prefeituras e os órgãos da educação façam o registro”, esclarece Analúcia.

A frequência escolar é uma das contrapartidas dos beneficiários do Bolsa Família e permite identificar o motivo pelo qual o aluno não cumpriu o mínimo de frequência. Analúcia destaca a importância do preenchimento dessas informações: “Identificar os principais motivos da baixa frequência ajuda tanto o poder público quanto as ações da política pública para que ela possa focar e melhorar a condição dessas crianças”, conclui. Fonte: Wellington Oliveira / Ascom/MDS.

Read More
      edit
Published novembro 24, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

MEGA SENA SORTEIA 8 MILHÕES NESTA QUARTA

O concurso de número 1.234 da Mega-Sena, que será sorteado nesta quarta-feira, deve pagar R$ 8 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.

No último sábado (20), nenhum bilhete acertou os seis números do concurso 1.233, e o prêmio acumulou. Os números sorteados foram: 22 - 29 - 32 - 49 - 54 - 59.

De acordo com a Caixa, 33 apostas acertaram a quina e cada uma vai receber R$ 43.459,53. Outras 3.057 apostas acertaram a quadra e vão receber um prêmio de R$ R$ 670,20 cada uma.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Read More
      edit
Published novembro 24, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

TRANSNORDESTINA RECEBE PRIMEIROS TRILHOS

A Ferrovia Transnordestina, finalmente, entrou nos trilhos. A instalação dos primeiros trilhos começou no "marco zero", em Missão Velha - CE. Agora, as equipes de trabalho já estão no Sítio "Corredor Comprido", Município de Milagres, a menos de um quilômetro de distância do túnel que passa por baixo da CE-293, que liga Missão Velha a Brejo Santo.

Estão sendo fixados dois tipos de bitola em alguns trechos. Entre Missão Velha e Salgueiro, são três trilhos paralelos. O objetivo é atender às composições de bitolas mais largas. No canteiro de obras, operários da Construtora Aliança, que faz parte do consórcio que executa o projeto, afirmam que estão sendo feitos 500 metros por dia.

A predominar este ritmo, o trecho de 96 km entre Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE) será concluído em seis meses. O presidente Lula deixará o cargo em janeiro de 2011 sem inaugurar nenhum trecho da ferrovia, que consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com informações do Miséria.

Read More
      edit

23 de novembro de 2010

Published novembro 23, 2010 by Elson Jackson with 1 comment

POLÍCIA ERRADICA 2.500 PÉS DE MACONHA EM BETÂNIA

A Polícia erradicou e incinerou neste domingo (21), 2.500 pés de maconha no Sítio Jatobazinho, município de Betânia. A Equipe de plantão da 21ª USPC – Serra Talhada comandada pelo Delegado Guido Lins Cavalcanti foi até o local para verificar uma denúncia anônima referente a uma plantação de maconha. Com apoio da Delegacia Local, os policiais fizeram o reconhecimento da área e a cerca de 1500 metros da PE-340, na entrada que dá acesso a Compesa, localizaram o plantio. No local foi encontrada uma espingarda de cartucho e algumas ferramentas como enxada, picareta, foices, baldes, sementes, fertilizantes e reservatórios de água cavados no solo, onde eram alimentados por um encanamento ligado a uma cacimba, além de uma bomba de pulverização que os traficantes utilizavam no cultivo do entorpecente. Nenhum suspeito foi encontrado no local, mas as investigações para chegar aos responsáveis já tiveram início.

EXCLUSIVO: BELMONTE CANAL

Read More
      edit
Published novembro 23, 2010 by Elson Jackson with 1 comment

OS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

A caminhada é considerada ideal para aquela pessoa sedentária que resolveu começar uma atividade física. Há diversos benefícios, mas você sabe quais? Vamos listar alguns! Animação e “pé na estrada”. Lembre-se de antes de começar uma atividade física, mesmo a caminhada, é necessário fazer uma avaliação médica.

- Emagrece. A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbio. Queima calorias e, conseqüentemente, ajuda no controle do peso.

- Auxilia no controle do colesterol e da diabete. A caminhada propicia um melhor condicionamento cardiovascular e pode ajudar a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL). Além disso, pode reduzir os níveis de glicose e melhorar a ação da insulina no corpo.

- Melhora o humor. Deixa a pessoa mais vigorosa e ativa, pois garante a oxigenação do cérebro e, se feito com freqüência, libera a endorfina, que também é chamado de hormônio do bem estar, promovendo uma sensação de prazer, disposição e uma maior animação para a vida. Além disso, você pode usar o tempo da caminhada para refletir sobre seus projetos, sua vida.

- Deixa os ossos mais fortes. As atividades físicas tornam os ossos mais fortes, especialmente a caminhada, já que o grande trabalho se dá nos membros inferiores que sustentam todo o peso do corpo.

- Fortalece os músculos. Fortalece principalmente os músculos dos membros inferiores e isso pode contribuir, inclusive, a ter uma postura melhor, corrigindo aqueles vícios de má postura e sendo vital para quem sente dores na coluna. É importante ficar atento para a forma correta de se caminhar.

- Melhora a respiração. A caminhada contribui para estimular os pulmões e isso, juntamente com outros benefícios, melhora o condicionamento físico e conseqüentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

- Aumenta a circulação do sangue. Isso contribui para o controle da hipertensão arterial e também para diminuição do risco de varizes.

- Melhora a imunidade do corpo. Exercícios feitos regularmente influenciam na imunidade do organismo.

- Ajuda a dormir melhor. A caminhada, assim como a maioria das atividades físicas, pode contribuir para uma boa noite de sono, inclusive para aquelas pessoas que possuem problemas de insônia.

- Diverte. Isso mesmo! Depois que a caminhada torna-se um hábito, você se diverte praticando-a, além de poder fazer novas amizades “de caminhada” e faz você se sentir mais relaxada e mais animada para as outras tarefas da sua vida. Fonte: Saúde na Rede.

Read More
      edit
Published novembro 23, 2010 by Elson Jackson with 1 comment

O DIA EM QUE UM SORRISO PAROU SÃO PAULO


A Brastemp te ajuda a se inspirar para tornar a sua rotina mais leve. Este é o registro de uma ação da Brastemp realizada através de 11 estacões de rádio de São Paulo. As rádios trasmitiram simultaneamente o spot Sorriso, que convidava os motoristas a sorrir para o motorista ao lado. Fonte: Cabeça de Cuia.

Read More
      edit
Published novembro 23, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

POLÍCIA APREENDE 70 MOTOS ROUBADAS EM ARCOVERDE

Foto: Reprodução / Polícia Civil

Uma operação policial apreendeu 70 motos roubadas em Arcoverde, na noite de ontem. De acordo com a Polícia Civil, quatro homens foram presos após investigação.A carga foi apreendida em um caminhão baú. Ainda segundo os policiais, o caminhoneiro que transportava a carga e a família dele foram feitos de reféns em um cativeiro na cidade de Custódia.Todos já foram liberados pelos bandidos. As motos apreendidas estão na Delegacia Regional de Arcoverde. Os homens prestaram depoimento na manhã de hoje. Pe360graus / A Voz do Sertão.

Read More
      edit
Published novembro 23, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

REPERCUTE AÇÃO DA POLÍCIA QUE LOCALIZOU CARGA ROUBADA DE R$ 1,2 MILHÃO EM MEDICAMENTOS

Foto: Evandro Lira

A polícia sertaneja (Ciosac Serra Talhada) teve trabalho para transportar a carga de medicamentos avaliada em R$ 1 milhão e 200 mil reais  apreendida por agentes da Polícia Federal, com apoio da PM. Na operação foi preso Artur Armando da Silva, foragido da cadeia pública de Floresta. Os medicamentos foram roubados em Chorroxó, na Bahia e estavam escondidos na caatinga das fazendas Juá e Lambedor, zona rural de Serra Talhada.

Artur vigiava os medicamentos. Também foi detido Josimar Bezerra de Sá, apontado pelos policiais como responsável por vender os medicamentos nas cidades vizinhas. O produto do roubo foi descarregado no terreno das fazendas na última quarta-feira. O filho bastardo de Josimar, identificado apenas como Francinaldo transportou o caminhão de Chorroxó a Imbimirim. Com informações do Blog Nill Júnior.

Read More
      edit

22 de novembro de 2010

Published novembro 22, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

RELIGIÃO: PADRE REGINALDO MANZOTTI ATRAI MULTIDÃO EM SALGUEIRO

Foto: Blog Alvinho Patriota

Católicos de Salgueiro tiveram uma Santa Missa diferente neste domingo (21) em Salgueiro, na antiga Estação Ferroviária. Acompanhado pelo Ministério Evangelizar é Preciso o Pe. Reginaldo Manzotti celebrou uma missa animada e emocionante, misturando música, missa, sermões e testemunhos. O evento começou às 17h30min com os cantores do Ministério Evangelizar é Preciso, animando as pessoas que já se faziam presentes desde a tarde no local da festa.

Os cantores do padre contagiaram o público até a chegada de Manzotti por volta das 18h. Antes, porém, aconteceu um imprevisto, a energia do palco caiu e tudo ficou paralisado por alguns minutos. A energia voltou e o Pe. Reginaldo já estava no palco para celebrar sua missa, com o intuito de evangelizar os salgueirenses e sertanejos da região. Manzotti que veio de um grande evento em Juazeiro do Norte-CE, iniciou com uma Santa Missa tradicional, com direito a sermão, música e hóstia. Adiante cantou vários sucessos de seus CDs e DVDs gravados em toda sua carreira.

Mais uma vez a Comunidade Católica de Salgueiro mostrou força ao lotar o local do evento. Milhares de pessoas foram conferir de perto o padre que arrasta multidões por onde passa. Tinha gente até em cima do morro do lado direito da antiga Estação Ferroviária. Ao ar livre, a Santa Missa com Pe. Reginaldo Manzotti só terminou depois das 21h. O evento foi mais uma realização da Comunidade Mãe da Vitória e Diocese Salgueiro.

 

Pe. Reginaldo Manzotti disse que o show foi uma oportunidade de encontrar-se com as pessoas que todos os dias lhe escutam através das ondas do rádio. “Eu quero agradecer de todo coração, dizendo que aqueles que todos os dias abrem as portas de suas casas e de seu coração para que eu entre, hoje pra mim é uma satisfação poder estar aqui vendo-os e rezando principalmente com eles”, declarou. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes.

Read More
      edit
Published novembro 22, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

AMIGAS ADOLESCENTES DE 16 E 13 ANOS DECAPITADAS NA BAHIA MARCARAM ENCONTRO PELA INTERNET

Foto: Reprodução / Tv Bahia

Os corpos de duas adolescentes de 13 e 16 anos foram encontrados, pela polícia, decapitados na madrugada deste sábado (20), em Salvador (BA). Segundo a polícia, Gabriela Alves Nunes de 13 anos e Janaína Brito Conceição de 16 anos estavam desaparecidas há alguns dias. Os corpos foram enterrados na tarde deste sábado (20).

O delegado titular da 4ª Delegacia da Polícia Civil de Salvador, Omar Andrade, afirmou que os corpos das adolescentes foram encontrados numa rua do bairro San Martin e que próximo ao local um carro foi abandonado com portas abertas e porta-malas sujo de sangue. “Os corpos foram deixados lá, mas as adolescentes não foram trucidadas no local”, afirma o delegado.

Segundo ele, a família recebeu uma ligação com pedido de resgate. Algumas pessoas foram ouvidas. “É muito cedo para dizer alguma coisa, mas estamos investigando o caso”, diz.

O padrinho de Janaína, Ricardo Menezes, disse que as adolescentes eram vizinhas e amigas e fugiram de casa na quinta-feira (18). Um bilhete foi deixado por elas afirmando que estavam bem e que não era para as famílias se preocuparem. “A mãe de Janaína ligou para o celular dela, mas não atendeu, até ela que retornou a ligação dizendo que estava bem e que não queria que ninguém fosse atrás dela”, disse.

Ezardival Bassalo, pai de JanaínaEzardival Bassalo, pai da jovem, contou que na sexta-feira (19), prestou queixa de fuga na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e ao Adolescente (Derca) acompanhado de Ricardo. Neste dia, o padrinho disse que conseguiu um último contato com a afilhada.

“Uma pessoa teve que se passar por uma amiga dela para eu conseguir falar. Ela não quis dizer onde estava. Só falou que os pais pegavam no pé dela, que ela queria sair para curtir e não queria voltar para casa. Vi que estava irredutível e pedi que ligasse caso precisasse”, fala.

O pai de Janaína, que é policial militar, conta que no mesmo dia, recebeu ligações com pedido de resgate “Disseram que sabiam que eu era policial e por isso queriam duas armas e R$ 50 mil como resgate”. Ele conta que conseguiu rastrear o endereço de onde pertencia o celular e afirmou que o local era o mesmo onde as adolescentes foram encontradas mortas. Ele afirma que sempre preferiu que a filha não saísse sozinha com as amigas, por isso ele ou a esposa sempre a acompanhava.

Cosme Raimundo Paranhos, avô de GabrielaGabriela Alves Nunes de 13 anos morava com os avós. Cosme Raimundo Paranhos, avô da adolescente, disse que soube que as meninas haviam fugido quando chegou do trabalho na quinta-feira (18). No outro dia, também receberam a ligação com o mesmo pedido de resgate Gabriela falou com a avó. “Ela disse que tinham cortado a testa dela e ameaçaram decepar o pescoço”, conta Cosme.

Ele afirma que a neta sempre utilizava internet e acha que ela conheceu pessoas erradas nos sites de relacionamentos, apesar de sempre orientá-la. A esposa dele está em estado de choque. “Ela está em estado de choque. Foi uma brutalidade. Por que essa violência?”, pergunta o avô abalado.

Os policiais ainda não sabem quem cometeu o crime nem os motivos. O pai da jovem de 16 anos afirmou que a página da filha no site de relacionamento Orkut foi deletado. A investigação é conduzida pela Polícia Civil. Fonte: G1.

Read More
      edit
Published novembro 22, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

HOMEM QUE TEM APENAS METADE DA CABEÇA É PRESO

Um homem com apenas metade da cabeça foi preso pela polícia de Miami por tentar fazer sexo com uma suposta prostituta. O sujeito tentou contratar por 80 dólares os serviços de uma policial disfarçada de garota de programa. Não é a primeira passagem dele pela polícia. Além de ‘solicitação de prostituta’ o homem também é acusado de roubo e porte de drogas. Fonte: Cabeça de Cuia.

Read More
      edit
Published novembro 22, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

ACORDO DO MPPE GARANTE FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS A PACIENTE DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de São José do Belmonte para garantir o fornecimento de medicamentos a uma senhora dessa cidade portadora do Mal de Alzheimer. Além da doença, a mulher apresenta sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), transtornos neurológicos, hipertensão arterial e cardiopatia e por isso necessita de tratamento diário e contínuo.

Pelo acordo, celebrado junto à promotora de Justiça Ângela Márcia de Freitas, a Secretaria Municipal de Saúde de São José do Belmonte se compromete a fornecer, mensalmente, todos os medicamentos necessários para o tratamento de saúde da senhora nas quantidades prescritas pelo médico responsável. O Município ainda fará a intermediação entre a paciente e a Secretaria Estadual de Saúde, para o fornecimento mensal dos remédios que a Secretaria Municipal não dispõe.

O prazo para o fornecimento dos medicamentos deverá obedecer à orientação médica, observando-se as possíveis alterações definidas pelas Sociedades de Medicina das várias especialidades e deve ter início este mês.

Caso não cumpra as obrigações constantes no acordo, será cobrada ao município, multa diária no valor de R$ 1.000 revertida para o Fundo Municipal de Assistência Social. Com informações do MPPE.

Read More
      edit
Published novembro 22, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

SALGUEIRO BUSCA TALENTOS EM SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Agora que está na Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe do Salgueiro se tornou o sonho de atuação de vários jovens fanáticos por futebol de todo o Sertão. Para garotos que almejam brilhar nos campos brasileiros, as oportunidades podem aparecer jogando em um time da Segundona, como o Salgueiro.

Certamente a diretoria do Carcará seguirá o que fazem os grandes times de São Paulo e do Rio de Janeiro, buscam bons jogadores nas categorias da base das suas equipes. O time do Santos é um grande exemplo disto. De suas categorias de base saíram grandes revelações como Diego, Robinho e mais recentemente Ganso e Neymar.

Aspirantes a jogadores de futebol de São José do Belmonte, terão oportunidade de conseguir uma vaga nas categorias de base do Carcará no próximo dia 19 de dezembro. A diretoria do Carcará, através do presidente José Guilherme, anunciou que irá realizar um peneirão com alunos do projeto Jogue Bem no estádio O Carvalhão, a partir das 15h30min. O time do projeto jogará contra os juniores do Salgueiro e a diretoria do Salgueiro avisou: Quem se destacar será convidado para jogar no time salgueirense.

De acordo com informações do site Portal Belmonte, as entradas para a partida custarão apenas R$ 2,00 e toda a renda será revertida para o projeto. O programa Jogue Bem é promovido pela Associação Voluntários da Caridade em parceria com a Secretaria de Esportes de São José do Belmonte e Salgueiro Atlético Clube. Da redação do blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes.

Read More
      edit
Published novembro 22, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

PERNAMBUCO TEM 17 MIL PÉS DE MACONHA A MENOS

Foto Ilustrativa

A Polícia Federal (PF) divulgou um balanço dos primeiros dias da quarta fase da Operação Liamba realizada em Pernambuco, que tem como objetivo erradicar o plantio de maconha no Serão do estado. A ação faz parte de um pacote de medidas estratégicas adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecente (CGPRE). Até a noite de ontem, a PF já havia erradicado mais de 17 mil pés de maconha pronta para consumo, 41 mil mudas da planta preparadas para o plantio e apreendeu 1 quilo de sementes. Além disso, duas pessoas foram presas no Município de Belém do São Francisco, que fica a aproximadamente 480 quilômetros do Recife.

Erinaldo Pedro da Silva, 22 anos, natural de Abaré, na Bahia e José Ricardo de Sá Silva, 20, de Carnaubeira da Penha, em Pernambuco, foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico e seguiram para a Delegacia da Polícia Federal, em Salgueiro, com pena prevista entre cinco e 15 anos. Eles estavam cultivando a droga na Ilha dos Brandões, em Belém do São Francisco e no local a PF encontrou 40.500 mudas de maconha e 3.381 pés da planta e foram encaminhados para o sistema penitenciário do Estado, onde permaneceram à disposição da Justiça.

Aproximadamente 80 policiais federais, das unidade de Recife, Caruaru, Salgueiro e de outros estados, estão envolvidos na ação, que conta também com a participação de representantes de Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais civis do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e do Corpo de Bombeiros. Para a ação, as equipes contam com o apoio de dois helicópteros, dois botes infláveis e um jet ski e atuam nos município de Cabrobó, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Carnaubeira da Penha, Salgueiro e nas ilhas existentes ao longo do Rio São Francisco.

Outras três fases da operação já foram deflagradas em fevereiro, maio e agosto no estado. Ao todo, mais de 890 mil pés foram erradicados, o que representaria 268 toneladas da droga. Outras duas toneladas da droga já pronta para o consumo também foram apreendidas pelos policiais federais no sertão de Pernambuco. Com informações da Folha/PE.

Read More
      edit

20 de novembro de 2010

Published novembro 20, 2010 by Elson Jackson with 1 comment

BREJO SANTO-CE: OBRAS PARADAS NA BR-116 REFLETE O DESCASO DO PODER PÚBLICO COM O CIDADÃO

Um grande exemplo de descaso do poder público em relação ao cidadão é a paralisação das obras de recuperação da BR-116 entre os municípios de Milagres e Brejo Santo. O trecho do desvio leva a imaginação aos tempos em que a maioria das estradas que cortavam a região do Cariri era carroçável. A poeira toma conta do cenário e oferece riscos de acidentes por conta da visibilidade ruim.

Um deles é Sérgio Esteves que fez questão de fotografar em um fim de tarde para mostrar o caos que se instalou no local. O desvio da BR-116, para ele, até que seria aceitável desde que homens e máquinas estivessem trabalhando. O problema é que a obra está parada há vários dias e o que foi uma rodovia federal cedeu lugar a uma estrada de terra revelando a falta de atenção do governo para com o problema. Sem se falar que a reclamação em prol da recuperação e muito antiga.

De acordo com Sérgio, quando a mesma vem é nesse ritmo lento ou parado. A construção das pontes nos municípios de Brejo Santo e Milagres está parada, conforme reclama a internauta Maria Alves da Silva, residente em Milagres. Ela pediu ao Miséria a publicação de uma matéria sobre o assunto confirmando a paralisação nas obras das pontes sobre o Riacho dos Porcos, em Milagres, e o Rio Tamanduá. Em virtude da poeira quando um carro cruza com outro é impossível visualizar alguma coisa. Com informações do Miséria.

Read More
      edit
Published novembro 20, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

ACIDENTE NA BAHIA: OITO MORTOS SÃO DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

Foto: Calila Notícias

Dez pessoas morreram num grave acidente ocorrido na madrugada de desta sexta-feira (19) no Km 35 da BR- 116 entre o Trevo do Ibó/PE e Abaré (530 Km de Salvador). O acidente envolveu dois caminhões, uma carreta e uma van modelo sprinter que vinha de São Paulo com 10 passageiros para Santa Cruz da Baixa Verde. Os motoristas dos caminhões morreram na hora. Os corpos foram encaminhados para o IML de Paulo Afonso.Entres as vítimas da van está Wellington Henrique Oliveira, de 1 anos e nove meses, e Samara Fernandes, 19 anos. Ela foi socorrida, mas morreu quando chegava no Hospital de Salgueiro/PE. Outras duas crianças que estavam na van, entre elas Renan Fernandes, de 1 ano e 9 meses, filho de Samara, estão internadas na Unidade de Saúde de Xorrochó, mas não correm risco de morte. A tragédia iniciou por volta de 2h com um caminhão que, numa tentava de desviar de uma barreira de pedras na pista colocadas por assaltantes, tombou. O outro caminhão, que vinha no sentido contrário, de PE para para BA, bateu de frente, matando na hora os dois condutores. Uma carreta transportando produto corrosível parou cerca de 150 metros dos caminhões e resolveu aguardar socorro ligando o alerta do carro. Mesmo assim, a van bateu forte na traseira do veículo. O acidente causou engarrafamentos de cerca de 15 Km nos dois sentidos da pista até por volta de 17h, quando policiais rodoviários da Delegacia de Paulo Afonso improvisaram um desvio. O resgate dos corpos só começou no inicio da tarde. Segundo o delegado titular da Delegacia de Abaré, Marco Antônio Alves Pereira, o possível motivo dos acidentes foi a tentativa do caminhoneiro de fugir de assaltos, que tem sido constante na área. Fonte: A Tarde Online / A Voz do Sertão.

Read More
      edit
Published novembro 20, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

GOVERNO PAGA SALÁRIOS NA 2ª FEIRA

Seguindo o planejamento de pagar os salários antes mesmo do término do mês, o governo do Estado divulgou ontem a tabela de pagamento das remunerações de novembro. Para quem já quer usar essa renda para fazer compras de Natal, o desembolso terá início na próxima segunda-feira, dia 22, quando os inativos e pensionistas recebem o pagamento. Ao todo, o Estado soma 215 mil contracheques, com valor total de R$ 480 milhões. Diário de Pernambuco

Read More
      edit
Published novembro 20, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

TENTATIVA DE ASSALTO EM CHORROCHÓ NA BAHIA CAUSA ACIDENTE MATANDO 10 PESSOAS, ALGUMAS DA NOSSA REGIÃO

Foto: Chorrochó em Foco

Por volta da meia noite desta sexta-feira uma tentativa de assalto no km 35 da BR116, no Município de Chorrochó, dois assaltantes colocaram pedra na pista no sentido de roubar os caminhoneiros,o motorista do Caminhão Vego - 380, cor branca placa MRY-2728 Vila Velha- ES carregada de gesso, desviou do bloqueio e se chocou de frente com um caminhão mercedes bens de cor verde placa GVK-0660 Serra Talhada-PE, carregada de oléo de soja, os motoristas morreram no local.A 30 metros do acidente uma Scania tanque P420- cor branca-Placa DJF-9124 São Paulo -SP, estava parado na BR quando a sprinter mercedes bens cor branca-Placa KGD-0546-Triunfo-PE com 9 pessoas a bordo bateu nos fundos da Scania, onde duas pessoas foram resgatadas com vidas e levadas ao hospital em salgueiro. Com informações da Rádio Voz do Sertão.

Read More
      edit

19 de novembro de 2010

Published novembro 19, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

FIM DE ENQUETE

Você já foi entrevistado pelo recenseador do IBGE?


Sim! Já fui entrevistado

  17 (65%)
 

Nunca fui entrevistado

  9 (34%)
Read More
      edit
Published novembro 19, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

INOCÊNCIO OLIVEIRA VOLTA A COBRAR IMPLANTAÇÃO DE TERMINAL DA TRANSNORDESTINA EM SERRA TALHADA

Em pronunciamento no plenária da Câmara ontem, o Deputado Inocêncio Oliveira (PR), cobrou a implantação de uma terminal da rodovia Transnordestina em Serra Talhada, para atender as demandas da região do Pajeú e Moxotó,que se não for construído,d eixará um vácuo enorme nestas duas regiões do Estado. O Deputado alertou ainda sobre a importância da Transnordestina para o desenvolvimento do Nordeste, e ao mesmo tempo, frisou que deve haver integração de todas as regiões para não acontecer de umas crescerem e outras ficarem afastadas do processo de deseenvolvimento. Por Francys Maya.

Read More
      edit
Published novembro 19, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

DIA "D" DA DENGUE MOVIMENTA SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Semana movimentada em prol do controle e combate a Dengue terá arrastões por toda a cidade. Hoje as atividades começarão pela Vila Fortuna, saindo da Escola Dona Loura às 7:30 da manhã, fazendo percurso até a igreja, onde no ápice da mesma, será realizada uma palestra. No sábado (20), a passeata do dia “D” sai da Praça Sá Moraes às 7:30, fazendo percurso até a igreja da Vila Delmiro, no ápice será realizada uma palestra. De 22 a 26 de novembro serão realizadas palestras educativas sobre a dengue na Escola Vicente de Souza França, na Vila do Carmo e nas Escolas Napoleão Araújo e Maria Gomes Leal, na Vila do Bom Nome. As palestras serão ministradas pelo Supervisor de Endemias da XI Geres, Cícero Inácio de Moura e pelo Supervisor Municipal de Endemias, Juciêr José Loriano da Silva.

Read More
      edit

16 de novembro de 2010

Published novembro 16, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

MAIS UMA ROÇA DE MACONHA É ERRADICADA EM CARNAUBEIRA DA PENHA

Foto Ilustrativa

Comandada pelo 1º Tenente Aristóteles, uma equipe da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga (CIOSAC) erradicou e incinerou mais uma plantação de maconha no município de Carnaubeira da Penha. A roça estava localizada no sítio Oiticica e continha 1.112 covas de plantio de maconha com 7.714 pés do entorpecente.

No local também foram encontradas 7,850 kg de da droga pronta para o consumo e um telefone celular. Toda a droga juntamente com o celular apreendido foi entregue na Delegacia de Polícia Civil local para adoção das medidas necessárias.

PORTE DE ARMA BRANCA

A Guarnição de Malhadareia, lotada no 8º BPM, fazia abordagens na noite desta segunda-feira (15) em Verdejante quando se deparou com um homem vestido de vagueiro chegando a uma pizzaria da cidade. Ao ser abordado o cidadão revelou que estava portando uma faca na perneira. Ele entregou a arma branca aos policiais militares sem esboçar reação, foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil local para as providências cabíveis. Com informações do Blog Alvinho Patriota.

Read More
      edit
Published novembro 16, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

MENORES FURTAM CELULARES EM LOJA DE PRESENTES

Dois menores foram apreendidos após furtarem uma loja de presentes no centro de São José do Belmonte. O proprietário do estabelecimento contou à polícia que as câmeras do circuito interno de segurança flagraram o momento exato em que: C.B.P.S, 14 anos e C.I.A.E, 10 anos, adentraram a loja e furtaram dois aparelhos celulares. A polícia militar encaminhou os menores a DP local onde a mãe assinou um termo de liberação, compromisso e responsabilidade e os dois foram liberados. Segundo os menores, os aparelhos celulares foram vendidos na rua pelo valor de R$ 50,00 cada, a desconhecidos.

MULHER TEM BOLSA FURTADA NO CENTRO

Compareceu à Delegacia de Polícia de São José do Belmonte a Sra. Maria Salvani Alves de Holanda queixando-se que foi vítima de um furto no centro de São José do Belmonte. A comerciante contou à polícia que estacionou o veículo em frente a Casa das Frutas, e quando retornou, percebeu que alguém tinha levado sua bolsa junto de alguns pertences. A polícia investiga o caso.

Read More
      edit
Published novembro 16, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

ARIANO SUASSUNA VISITA A PEDRA DO REINO

Foi ao ar nesta segunda-feira (15/11), no programa Globo News Especial, uma vídeo reportagem a qual foi tema o Escritor Ariano Suassuna. A Rede Globo convidou Ariano para voltar ao local que serviu de inspiração ao romamce "A Pedra do Reino". Veja na íntegra o vídeo CLICANDO AQUI.

Read More
      edit

13 de novembro de 2010

Published novembro 13, 2010 by Elson Jackson with 2 comments

PREFEITURAS SEGUEM A ONDA DA DEMISSÃO

Passada a euforia da eleição no país, as prefeituras decidiram fazer ´uma faxina` na parte de pessoal. A cada dia um município anuncia um novo corte. A mais nova ´vassourada` aconteceu em Goiana, na Zona da Mata Norte. O prefeito da cidade, Henrique Fenelon (PCdoB) anunciou ontem a demissão de servidores de cargos comissionados de todas as secretarias do governo. Cerca de 120 pessoas serão excluídas da folha de pagamento. Segundo a prefeitura, o corte aconteceu em função da ´estagnação da receita e o aumento da despesa`.Além de Goiana, também fizeram demissões as prefeituras de Caruaru, Àguas Belas, Belo Jardim e Belém de São Francisco. Também acenderem o ´sinal vermelho` os municípios de Afogados da Ingazeira e São José do Egito. Em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, a prefeita Graça Lapa (PSB) chegou a demitir servidores concursados, mas o Ministério Público de Contas determinou a volta dos demitidos.O pretexto usado pelas prefeituras para fazer o enxugamento seria a necessidade de enquadrar o município na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). De acordo com a legislação, o comprometimento dos gastos com pessoal não podem ultrapassar 54%. ´Os prefeitos são obrigados a gastar até, no máximo, 54% da receita própria. Se passar desse limite são obrigados a reduzir a folha, sob pena de terem suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e entrarem na lista dos ficha suja`, informou o prefeito de Lajedo e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Antônio Dourado (PDT). Com informações do Blog de Nill Junior.

Read More

      edit
Published novembro 13, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

LULA E DILMA DECIDEM PROPOR MÍNIMO DE R$ 550 EM 2011

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita Dilma Rousseff querem fixar em no máximo R$ 550 o valor do salário mínimo no próximo ano. Isso daria um aumento real de 2,2%, abaixo dos 7,7% reivindicados pelas centrais sindicais. As equipes de Lula e Dilma avaliam que esse seria o valor mais aceitável do ponto de vista fiscal, sinalizando ao mercado financeiro que haverá uma busca de controle dos gastos públicos. Os dois orientaram suas equipes, antes da viagem à Coreia do Sul, a barrar projetos no Congresso que possam comprometer a meta de superavit primário de 3,3% do PIB (Produto Interno Bruto) --toda economia do governo para pagamento de juros da dívida pública. Fonte: Folha.com

Read More
      edit
Published novembro 13, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

PERNAMBUCO RECEBERÁ 46 RETROESCAVADEIRAS

Serão enviadas para Pernambuco 46 máquinas retroescavadeiras via Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e com recursos oriundos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Nesta etapa, serão destinados R$ 270 milhões para a entrega de 1.274 retroescavadeiras e 13 motoniveladoras aos municípios selecionados. Outros R$ 630 milhões do Orçamento Geral da União serão aplicados nos processos seletivos a serem realizados nos exercícios de 2012/2014. O preço médio de uma retroescavadeira está avaliado em R$ 180 mil.

A destinação de retroescavadeiras ou motoniveladoras tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens em municípios com até 50 mil habitantes. Em todo o Brasil foram selecionados 1,3 mil municípios. A seleção e divulgação dos municípios ocorreram de acordo com a metodologia utilizada pelo PAC. Foram considerados critérios como pertencer ao Programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município e ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

A entrega dos equipamentos está prevista para ocorrer até o fim do primeiro semestre de 2011. Em Pernambuco, as 46 cidades que vão receber as máquinas são: Afrânio, Águas Belas, Amaraji, Belém de São Francisco, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Cabrobó, Calumbi, Capoeiras, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Gameleira, Iati, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ipubi, Itaíba, Jatobá, Joaquim Nabuco, Lagoa Grande, Manari, Moreilândia, Orocó, Paranatama, Pedra, Petrolândia, Quixabá, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São José do Belmonte, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira, Tamandaré, Trindade, Triunfo, Tupanatinga e Venturosa. Com informações da Folha/PE.

Read More
      edit

12 de novembro de 2010

Published novembro 12, 2010 by Elson Jackson with 1 comment

NOVOS VEREADORES MIRINS DE SERRA TALHADA SÃO ELEITOS NO DIA 3 DE DEZEMBRO

Iniciou-se o processo para seleção dos 10 novos vereadores mirins do programa “Vereador Mirim 2011″, realizado pela Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada. Estão concorrendo a uma das 10 vagas, 27 alunos de 8 escolas do Ensino Fundamental, sendo duas da zona rural do município. Os estudantes pertencem às escolas Antonio Timóteo, Manoel Pereira Lins, Solidônio Leite, Irnero Ignácio, Colégio de Aplicação, Cônego Torres, Imaculada Conceição e Antônio Firmino. No dia 19 de novembro começa a rodada de debates entre os candidatos, em cada uma das escolas participantes.

Os concorrentes devem apresentar suas propostas e debater temas como saúde, educação, cultura, entre outros. Já no próximo dia 16 haverá uma reunião na Câmara de Vereadores com os concorrentes e seus pais, com objetivo de fortalecê-los para as discussões. Segundo o presidente da Câmara, Paulo Melo (PR), a verba para execução do programa já foi inserida no orçamento 2011. A escolha dos 10 vereadores mirins irá acontecer no dia 3 de dezembro. Os eleitos receberão uma bolsa-educação de R$ 260,00. Uma iniciativa aplausível, que deveria ser copiada pela Câmara de Vereadores de Salgueiro, pois fomenta no estudante a cidadania e o gosto pela política. Fonte: Blog Alvinho Patriota.

Read More
      edit
Published novembro 12, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

FUNDARPE ABRE CONVOCATÓRIA PARA CARNAVAL DE PERNAMBUCO 2011

Grupos de cultura popular e artistas residentes em todo o estado de Pernambuco têm até o dia 10 de dezembro para se inscrever na seleção que definirá a grade de programação do carnaval de Pernambuco 2011, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Serão aceitas propostas para as áreas de Música e Cultura Popular, nas modalidades de cortejo e palco. Os pólos carnavalescos funcionarão entre 26 de fevereiro e 8 de março de 2011 em 13 cidades das quatro macrorregiões.

Podem participar da convocatória pessoa física (maior de 18 anos) e pessoa jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos e respectiva previsão contratual/estatutária de natureza cultural. Os interessados deverão baixar o edital no site www.fundarpe.pe.gov.br e inscrever suas propostas  de segunda a sexta–feira, no horário das 9h às 17h, na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista , Recife, no CEP 50.050–000).

Também serão aceitas propostas enviadas via Correios, postadas até o último dia de inscrição, por Sedex ou Carta Registrada, com aviso de recebimento, para o endereço divulgado no edital. No entanto, só serão aceitos os projetos protocolados na Fundarpe até dia 18 de dezembro. A Fundação não aceitará propostas recebidas depois dessa data, mesmo que  tenham sido postadas do prazo de inscrição.

Cada proponente poderá inscrever até três propostas, independente da área cultural escolhida (Cultura Popular e/ou Música). Os projetos serão avaliados por duas Comissões de Análise de Mérito Artístico, com representantes do Poder Público, Sociedade Civil e Fundarpe.

CULTURA POPULAR – Para a área de Cultura Popular podem participar maracatus de baque solto e de baque virado, bem como as cambindas, os caboclinhos, índios, escolas de samba, ursos, bois e congêneres, afoxés, clubes de frevo e de alegorias, blocos líricos, clubes de bonecos, clubes ou grupos de máscaras, troças, grupos percussivo e de coco.

MÚSICA – A seleção de Música agrega as orquestras de frevo, bandas, artistas (cantores, bandas, grupos, etc) ligados à tradição carnavalesca. Fazem parte ainda desta área grupos de pagode e congêneres, bandas de pífano e grupos instrumentais.

PÓLOS – Durante o ciclo carnavalesco, de 26 de fevereiro a 8 de março de 2011, os selecionados se apresentarão nas cidades do Recife (Casa da Cultura), Olinda (Fortim do Queijo), Itamaracá, Ipojuca, Goiana, Vitória de Santo Antão, Bezerros, Águas Belas, Pesqueira, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro e Petrolina, A data e os locais ainda podem sofrer alterações. As ações de Carnaval nas quatro macrorregiões estaduais fazem parte da política de interiorização do Governo do Estado.

Durante o período de inscrição, a Coordenadoria de Música e a Coordenadoria de Cultura Popular estarão disponíveis para prestar orientação, respectivamente, nos telefones (81) 3184.3181 e 3184.3078, de segunda a sexta–feira, das 8h às 14h. Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR.

Read More
      edit
Published novembro 12, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

DELEGADO GUIDO LINS PODE ASSUMIR SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Foto: Givanildo Silva

Recebemos informações que São José do Belmonte irá receber um Delegado Titular. Saiu a portaria de transferência do Dr. Guido Lins, ex-delegado de Pesqueira, para São José do Belmonte. Atualmente o delegado estava na Delegacia de Betânia. Em julho deste ano, o Dr. Guido Lins foi afastado da cidade de Pesqueira por haver reivindicado melhorias no efetivo policial da cidade e reclamar das péssimas condições de trabalho que estava enfrentando, havendo inclusive necessidade de gasolina para abastecer as viaturas da polícia. A população revoltada com a transferência do delegado fez carreata em protesto. Veja matéria do JC falando do assunto. CLIQUE AQUI.

Read More
      edit
Published novembro 12, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

FIGURANTE DO `PÂNICO´, TONINHO MORRE AOS 31 ANOS EM SÃO PAULO

O segurança Antônio Eduardo Sousa da Silva, conhecido como Toninho, morreu na tarde de quinta-feira (11) aos 31 anos em São Paulo, segundo informações da Rede TV!. Um amigo dele contou à emissora que ele estava internado há cerca de duas semanas, após ter uma crise de gastrite. O irmão de Toninho, Edvaldo, disse à Rede TV! que ele passou por quatro cirurgias durante a internação na UTI do hospital do Campo Limpo. Ele disse ainda que o irmão estava com o intestino "perfurado" e que os médicos fizeram uma cirurgia para fechá-lo. Os pontos, contudo, infeccionaram e a situação se complicou.

FAMA

Toninho começou a aparecer no "Pânico na TV" no quadro de Amaury Dumbo e ficou conhecido por não achar graça das piadas de Freddie Mercury Prateado. Ele também participou da segunda temporada do "Xurupita´s Farm", paródia de "A Fazenda" (Record). De acordo com o irmão, Toninho havia se casado há cerca de seis meses. Ele não tinha filhos. O enterro ocorreu na manhã desta sexta-feira (12). Fonte: Folha.com

Read More
      edit
Published novembro 12, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

PREFEITO DE CARNAÍBA DECIDE REDUZIR O PRÓPRIO SALÁRIO E DOS SECRETÁRIOS POR CAUSA DA CRISE

Após reunião com todos os secretários do governo municipal, o Prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) decidiu reduzir em 10% o seu salário e de todos os secretários municipais. Em Carnaíba, um secretário de governo  recebia R$ 2 mil  mensais. Com o corte, passará a receber R$ 1.800,00 mensais. Essa foi uma das medidas que Anchieta encontrou para reduzir gastos no momento de crise vivido pelas prefeituras. Blog Aldo Vidal.

Read More

      edit

11 de novembro de 2010

Published novembro 11, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

MINISTÉRIO: 15 MUNICÍPIOS DO PAÍS CORREM RISCO DE SURTO DE DENGUE

Claudia Andrade Direto de Brasília O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira, que um total de 15 municípios brasileiros encontram-se em situação de risco de surto de dengue. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, falou sobre a importância de continuidade das ações de combate ao mosquito para evitar o agravamento da situação. O cuidado é necessário especialmente, disse o ministro, diante da possibilidade de mudança de gestores, por conta do processo eleitoral. "Qualquer descontinuidade da situação de controle pode alterar para a situação de risco (onde a situação é de alerta). É importante que os gestores deixem todos os dados prontos e consolidados e todas as ações encaminhadas para que isso impeça qualquer descontinuidade". O grau de risco nas localidades é medido a partir do levantamento feito pelo ministério, que permite identificar onde estão os focos do mosquito em cada município. No caso das cidades com risco de surto, 11 ficam no Nordeste, três na região Norte e um na região Sudeste do País. Nestes locais, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados tinham larvas do Aedes aegypti. Os municípios são Afogados da Ingazeira, Bezerros, Serra Talhada, Floresta e Camaragibe, em Pernambuco; Ceará-Mirim, São Miguel, Mossoró e Caicó, no Rio Grande do Norte; Ilhéus e Simões Filho, na Bahia; Epitaciolândia, no Acre; e Caetanópolis, em Minas Gerais. Ilhéus e Mossoró já estavam na faixa de risco no levantamento feito no ano passado.

Read More
      edit
Published novembro 11, 2010 by Elson Jackson with 2 comments

PISTA DE COOPER DO PARQUE PEDRO LEÃO LEAL ESTÁ 80% CONCLUÍDA, POPULAÇÃO JÁ APROVEITA O BENEFÍCIO

O Parque Pedro Leão Leal é um dos grandes trunfos da administração Rogério Leão. A Quadra Poliesportiva foi concluída, a Concha Acústica está pronta, o Lago Artificial já está sendo construído e a Pista de Cooper está 80% concluída. A população comemora. "Tá bom demais, agora posso fazer minha caminhada segura, sem precisar ir para beira da pista, em tempo de ser atropelada pelos carros, a construção desta pista de Cooper foi uma maravilha", comenta a dona de casa Silene Medeiros.

Read More
      edit
Published novembro 11, 2010 by Elson Jackson with 8 comments

ACIDENTE: DOIS MORREM EM SÃO JOSÉ DO BELMONTE

Por volta das 13 horas desta quinta (11), Ialison Diego Bezerra Teixeira, 21 anos, e Jonatan Bezerra Lima, 22 anos, moradores do distrito do Bom Nome, morreram ao colidirem na carroceira de um caminhão na entrada do Sítio Mata Redonda, zona rural de São José do Belmonte. O motorista do caminhão  fugiu sem prestar socorro as vítimas.

Read More
      edit

10 de novembro de 2010

Published novembro 10, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CENSO 2010: EM 10 ANOS POPULAÇÃO BELMONTENSE AUMENTOU 936 PESSOAS

Concluída a contagem da população belmontense, através do Censo-2010, realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Curiosamente, se comparado ao último levantamento, feito em 2000, a população aumentou apenas 936 pessoas. De acordo com o IBGE, há 10 anos atrás, São José do Belmonte possuía 31.652 habitantes. No censo de 2010, já concluído, o número de pessoas teve um aumento insignificante, a população atual do município não ultrapassa a casa dos 32.588 habitantes. Não custa lembrar que relativos aos números ainda poderão ser feitas argumentações pelo gestor municipal para que somente a partir daí os dados sejam oficializados.

Read More
      edit
Published novembro 10, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

HAJA CHÃO: SALGUEIRO, PÓLO INDUSTRIAL SEM AEROPORTO

Com tantos investimentos federais em Salgueiro, a exemplo da fábrica de dormentes de concreto e as obras da Transnordestina, além da entrada do time da cidade na Série B do Brasileirão, vai começar a fazer falta um aeroporto de pequeno porte. Os primeiros a reclamar serão os jogadores de fora, que vão viajar 250 quilômetros, a partir de Petrolina, para as partidas no Cornélio de Barros. Por Luce Pereira / DPNET.

Read More
      edit
Published novembro 10, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CONCURSO: PREFEITURA DE SALGUEIRO ABRE 139 VAGAS

Estão abertas as inscrições do processo seletivo público para preenchimento de 139 vagas para dois cargos da Prefeitura Municipal de Salgueiro, no Sertão do Estado, distante 515 quilômetros do Recife. As vagas são para os cargos de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Saúde Ambiental e Combate às Edemias. Do total de vagas, 125 são para cadastro de reservas e 14 para convocação imediata. Os salários são de R$ 510, mais benefícios de insalubridade e produtividade variável, e a carga horária é de 40 horas semanais. Os interessados podem fazer as inscrições por meio do site da organizadora do concurso, www.aocp.com.br ou de forma presencial, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na avenida Aurora de Carvalho Rosa, nº 2240, no centro de Salgueiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 30. As inscrições seguem até o dia 17 de novembro. “Nós, hoje, estamos sem agentes no cadastro de reservas, então, qualquer profissional que sair, não temos como substituir e por isso estamos realizando a seleção”, afirmou a diretora de Gestão de Pessoas da Prefeitura. Pelo calendário oficial do certame, as provas objetivas vão ser aplicadas no dia 12 de dezembro, em Salgueiro. Os detalhes sobre horário e locais da prova ainda serão divulgados pela organizadora, a partir do mês que vem. A seleção terá validade de 12 meses. Com informações do Blog da Folha/PE.

Read More
      edit
Published novembro 10, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

CARLOS EVANDRO JÁ ESTÁ EM BRASÍLIA PARA RECLAMAR DA QUEDA DO FPM

Foram visto lá nesta terça-feira, entre outros, Antonio João Dourado (PDT), prefeito de Lajedo e presidente da Amupe, Eudison Catão Ferreira (PSB), prefeito de Palmeirina e presidente da Codeam, Azoka Gouveia (PR), prefeito de Aliança e presidente do Comanas (Consórcio dos Municípios do Agreste e da Mata Norte).Além do prefeito de Serra Talhada Carlos Evandro,um dos que mais tem reclamando das constantes quedas do FPM.Os prefeitos querem que o ministro da fazenda, Guido Mantega, libere para os municípios aquilo que foi prometido pelo presidente Lula no início do ano para compensar a queda no FPM: R$ 1 bilhão.Eles alegam que não têm mais de onde cortar despesas e que se não houver algum tipo de socorro do governo federal não irão pagar, sequer, o 13º salário ao funcionalismo. Fonte: Blog Inaldo Sampaio.

Read More

      edit

9 de novembro de 2010

Published novembro 09, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

ASSASSINARAM AS PREFEITURAS

Em Serra Talhada, assim como na maioria dos municípios brasileiros, a coisa está feia. Além do afastamento dos 100 servidores por causa do corte no FPM, hoje os alunos da rede municipal de ensino da zona rural ficaram sem aula, o motivo: Falta de pagamento dos transportes de professores. Assassinaram os municípios brasileiros, o dinheiro está escasso. Ser prefeito não está fácil.

O que é FPM?

A União (Governo Federal) repassa verbas para os municípios brasileiros através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujo percentual é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE. Cada faixa de população determina os coeficientes de distribuição do FPM: que são variáveis em 16 faixas até o limite de 15.217 habitantes, mas - acima deste número - o coeficiente máximo torna-se fixo. A pesquisa do IBGE de “Perfil dos Municípios Brasileiros - Finanças Públicas”, sobre receitas e despesas de todos os municípios brasileiros de 1998 a 2000, revelou que o FPM é responsável por 57,3% das receitas disponíveis das prefeituras de municípios pequenos com até cinco mil habitantes. Para atualizar os dados populacionais no intervalo de dois censos demográficos (realizados a cada dez anos), o IBGE realiza a Contagem da População. A Contagem de 2005, planejada desde 2003, será executada em 2007 a partir de 16 de abril até 31 de agosto. Por questões orçamentárias, a contagem será realizada apenas em municípios com o máximo de 170 mil habitantes (margem de segurança estatística considerada sobre o número de 15.217), pois estes são os locais que poderão sofrer uma mudança de faixa.

Após a realização desta contagem, verificou-se uma redução do número de habitantes da grande maioria dos municípios pesquisados, o que gerou uma grande revolta por parte dos prefeitos de todo o país, já que os repasses foram reduzidos.

Read More
      edit
Published novembro 09, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

INSCRIÇÕES DO IF SERTÃO-PE SEGUEM ATÉ O DIA 18

Prorrogaram-se até o dia 18 de novembro as inscrições do processo seletivo 2011 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Os inscritos concorrerão a uma das 1.255 vagas, nos cursos técnicos das modalidades Subsequente, para pessoas que já concluíram o ensino médio, e Integrado destinado a estudantes que já concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental (antiga 8ª série). As vagas são distribuídas nos cinco campi do Instituto Federal localizados em Petrolina (zona urbana e rural); Salgueiro; Floresta e Ouricuri. Inscrições custam R$ 20,00 para a modalidade do curso Integrado e R$ 30,00 na categoria Subsequente, podendo ser efetuadas através do site www.ifsertao-pe.edu.br. O campus Petrolina está oferecendo os cursos técnicos de Edificações, Química, Eletrotécnica e Informática; no campus Petrolina Zona Rural há oportunidades para os cursos de Agroindústria, Agricultura, Agropecuária e Zootecnia; no campus Floresta estão os cursos técnicos de Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática; já nos campi de Salgueiro e Ouricuri os cursos técnicos oferecidos são de Edificações, Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática. As provas do processo seletivo 2011 serão realizadas no dia 12 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 20 do mesmo mês. Da redação do blog de Alvinho Patriota.

Read More
      edit
Published novembro 09, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

RECONSTITUIÇÃO DO ASSASSINATO DE GUTA LEVA CURIOSOS AO CENTRO DE MIRANDIBA

Por volta das 17:00 horas desta segunda-feira (8), foi realizada a reconstituição do assassinato de Augustinho Lopes de Oliveira conhecido como “Guta”, que foi morto no dia 23 de junho de 2010 em uma festa naquela cidade. Fez parte da ação o Instituto Criminalista, a Policia Civil e a Policia Militar que deu apoio isolando a área, pois com a movimentação da Policia chamou a atenção da população da cidade. Com informações do Belmonte Notícias.

Read More
      edit
Published novembro 09, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

FESTIVAL DE SABORES RESSALTA GASTRONOMIA DO SERTÃO

O Sebrae, em pareceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a prefeitura de Serra Talhada e de Triunfo, realiza no período de 8 a 21 de novembro a 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores do Sertão. Ao todo, 10 empresas ligadas ao setor participam da iniciativa. Este ano, a edição conta com uma novidade: a arena gastronômica, espaço de apresentação das empresas inscritas no festival, e que vai promover uma competição para escolher o melhor prato do evento. O objetivo do festival é incentivar e promover a gastronomia da região potencializando o turismo e a qualificação dos empreendimentos do setor. Nos dias 8 e 9, os pratos que foram inscritos para o concurso serão degustados por um júri, que vai avaliar aparência, sabor, aroma e originalidade. O resultado será divulgado no dia seguinte, 10, no lançamento oficial do evento, que ocorrerá a partir das 19h, na cidade de Serra Talhada. Neste dia, as dez empresas receberão as certificações das capacitações de práticas de salão, molhos quentes e frios, boas práticas e tortas para restaurantes, realizadas pelo Sebrae. Fonte: Sebrae.

Read More
      edit
Published novembro 09, 2010 by Elson Jackson with 0 comment

A PREFERIDA DOS PERNAMBUCANOS

No início da década de 1990, os irmãos Lenílson e Luciano Tôrres descobriram uma fonte de água mineral na fazenda da família, em Caruaru. Quiseram comercializar o produto, porém logo foram aconselhados a desistir. A qualidade da água era boa, mas a oferta era insuficiente para a escala industrial. ´Nos falaram da fábrica Santa Joana, em Camaragibe. Ela estava desativada, mas tinha uma fonte de água mineral e autorização para envasar. Em 1994, compramos a empresa e iniciamos o negócio`, conta Lenilson Tôrres, único proprietário desde 2000, quando Luciano seguiu outro caminho profissional. Líder no mercado de água mineral em Pernambuco, a Santa Joana tem hoje oito fontes e capacidade de envasamento de 1,3 milhão de garrafões por mês. É a segunda maior empresa do seu segmento no Nordeste e uma das maiores do país. Atendendo à legislação sanitária e investindo em tecnologia, mantém laboratórios de controle de qualidade, trocou toda a tubulação por outra em aço inoxidável, instalou esteiras reversíveis e reduziu ao máximo o contato humano com o produto. São 137 funcionários, distribuídos nos setores de produção, manutenção, comercialização e administração. ´Nosso pessoal passa frequentemente por um trabalho de aperfeiçoamento`. Ao lado de outros empresários de água mineral, Lenilson Tôrres idealizou um selo fiscal para o produto e propôs sua criação na Secretaria da Fazenda e na Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A medida, aprovada em 2 de janeiro de 2009, é copiada em outros estados por reduzir a atuação de empresas clandestinas, aumentar a arrecadação de impostos e evitar riscos de contaminação. ´Com o selo fiscal, nosso segmento melhorou muito. As empresas que estavam em processo de sucateamento hoje estão em franca expansão, se modernizando. Para receber o selo é preciso estar dentro dos padrões de qualidade e em dia com a Secretaria da Fazenda e a Vigilância Sanitária. Existe um conjunto de exigências que devem ser mantidas`. Ano passado, o faturamento da Água Mineral Santa Joana cresceu 14%. E espera-se que aumente ainda mais, com a conclusão das unidades de São José do Belmonte e Caruaru e a inclusão de novos produtos no mercado, entre eles garrafas de 330ml, 510ml e 1 litro, bombonas de 5 litros e 10 litros, copos de 200ml e 300ml e uma linha de água gaseificada. ´Com a expansão da empresa, esperamos aumentar a produção de 1,3 milhão de garrafões por mês para 1,7 milhão. Em novembro, lançamos nossa linha descartável e, no segundo semestre de 2011, teremos águas saborizadas`. Satisfeito com os rumos do negócio, Lenilson sabe porque a Santa Joana é a primeira colocada em vendas no estado e na preferência dos clientes. Fonte: Diário de Pernambuco.

Read More
      edit